CONCURSO BAIRRO NOVO
SÃO PAULO
arq. Adriano Carnevale Domingues

AO LEVANTARMOS A QUESTÃO SOBRE CRIAR, ORDENAR E DISPOR UMA POPULAÇÃO OU PARTE DELA EM UMA ÁREA CARACTERIZADA POR UM VAZIO URBANO DECORRENTE DO REFLEXO DA AMBICIOSA E NEFASTA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA, NÃO BASTA APENAS APRESENTARMOS UM DESENHO DE FORMAS, QUE AO DECORRER DOS TEMPOS SERÃO TRANSFORMADOS EM ESTILOS “NEO” INCONSEQUENTE, HOMOGENEIZANDO-SE COM O RESTO ATÉ PERDER SEU FOCO PARA UMA NOVA ÁREA, MAS PENSARMOS NUM SUPORTE DE OCUPAÇÃO QUE RECEBA E INTEGRE O MOVIMENTO DAS MUTANTES NECESSIDADES, RESULTANDO EM UMA ARQUITETURA DE ACOMODAÇÃO E DE IDENTIFICAÇÃO DE SEU REAL VALOR SOCIAL.
O URBANISMO EM GERAL PENSA EM DIRETRIZES PARA ASSENTAMENTO POPULACIONAL DE UMA MASSA, UM BLOCO DE UM SÓ COSTUME E VONTADE QUE DEVERÁ RESPEITAR UMA SÓ ORDEM.
AO ANALISARMOS A POPULAÇÃO, A ENTÃO CHAMADA MASSA, DEVEMOS ENXERGAR A SUA EXISTÊNCIA COMO A SOMATÓRIA DE INDIVÍDUOS QUE POSSUEM VONTADES DISTINTAS, NECESSIDADES MUITAS VEZES IMPREVISIVEIS E ASSEGURARMOS UM BALISAMENTO PARA SUA SOBREVIVENCIA.
ESTA PROPOSTA QUE APRESENTO AQUI, VISA ATENDER NÃO SÓ UMA OCUPAÇÃO QUE O PRESENTE CONCURSO APRESENTA, MAS VIABILIZAR FUTURAS MUDANÇAS DE INTERRESSES E DE PERFIL SOCIAL, PRESERVANDO O MÁXIMO POSSÍVEL A ADEQUAÇÃO INDIVIDUAL DESENCADEANDO, QUEM SABE, INCENTIVOS PLURALISTAS E/OU ESPONTANEOS.
O SISTEMA VIÁRIO SEGUIRÁ O RACIOCÍNIO DE MANTER AS AVENIDAS PRINCIPAIS COMO A AV. MARQUES DE SÃO VICENTE, AV. NICOLAS BOER, MARGINAL TIÊTE EM SUAS CONFIGURAÇÕES ATUAIS APENAS REQUALIFICANDO SEU CALÇAMENTO E PAISAGISMO, CRIANDO PARA O INTERIOR DA ÁREA EM QUESTÃO UM RAMIFICADO DE RUAS DE MESMA LARGURA ONDE A HIERARQUISAÇÃO SE DARÁ PELO RODÍZIO DE UTILIZAÇÕES QUE TERÃO AO LONGO DO DIA E DA SEMANA.
ESTAS RUAS PROPOSTAS, TERÃO 12,00 metros DE LEITO CARROÇAVEL E DOIS SENTIDOS DE TRÁFEGO, SENDO POSSIVEL A UTILIZAÇÃO JUNTO E AO LONGO DAS GUIAS DAS CALÇADAS COMO ESTACIONAMENTO. AS CALÇADAS TERÃO LARGURA DE 4,00 metros PARA O PLANTIO DE ÁRVORES E ÁREA CONFORTÁVEL PARA OS PEDESTRES ; AS GUIAS SERÃO BAIXAS PARA SUAVIZAR OBSTÁCULOS DESNECESSÁRIOS. AO LONGO DA AV. MARQUES DE SÃO VICENTE E MARGINAL TIÊTE HAVERÁ UMA FAIXA NÃO EDIFICANTE DESTINADA À UMA DENSA VEGETAÇÃO RASTEIRA E DE PORTE ARBÓREO PARA FILTRAR O GRANDE FLUXO DE POLUIÇÃO VISUAL E SONORA ALÉM DE PERMEABILIZAR O SOLO NESTAS ÁREAS DE FÁCIL ALAGAMENTO.
NESTA MESMA PORÇÃO DA AV. MARQUES DE SÃO VICENTE, VISANDO MELHORAR A DRENAGEM, SERÃO FEITAS FOSSAS FUNDAS DE APROXIMADAMENTE 6,00 metros, FECHADAS AO NIVEL DA RUA POR GRELHAS METÁLICAS E PAREDES DE CONCRETO FURADO E COM O FUNDO DE AREIA, TERRA E BRITA PARA O ESCOAMENTO E ABSORÇÃO NATURAL DAS ÁGUAS PLUVIAIS.
AO LONGO DA AV. NICOLAS BOER HAVERÁ ACESSO PARA VEÍCULOS E A CRIAÇÃO DE UM ARRUAMENTO PARALELO DE SERVIDÃO À ÁREA INTERNA E SEUS EQUIPAMENTOS.
OS ACESSOS DE VEÍCULOS DOS LOTES JUNTO À MARGINAL TIÊTE SERÃO TRANSFERIDOS PARA UMA RUA PROJETADA AO FUNDO DOS MESMOS, A FIM DE ELIMINAR LENTIDÃO DO FLUXO CAUSADO PELA ENTRADA E SAÍDA DE CARROS E CAMINHÕES.
A ORDENAÇÃO E FUNÇÕES DA OCUPAÇÃO, UMA VEZ IMPLANTADO O SISTEMA VIÁRIO, SERÁ DE APROXIMAR E MESCLAR TODOS OS USOS E DEMANDAS. NO NÍVEL TÉRREO, E TENDO A AV. NICOLAS BOER COMO ILUSÓRIA ESPINHA DORSAL, ÁREAS DESTINADAS AO COMÉRCIO E SERVIÇO, ESTARÃO DISPOSTOS EM SEMI-CÍRCULOS AONDE CONCAVO E CONVEXO ACOLHERÃO E EXPANDIRÃO ATIVIDADES DE CUNHO COMERCIAL E DE ABASTECIMENTOS COM INCENTIVO AO FUNCIONAMENTO DE TEMPO INTEGRAL. TAL SOLUÇÃO SE ESPELHA PARA O SENTIDO OPOSTO A MESMA AVENIDA GERANDO UMA ÁREA INTERNA ENTRE OS SEMI-CÍRCULOS QUE SERÁ PERMEADA POR RUAS E CALÇADAS QUE SOFRERÃO RODÍZIO DE UTILIZAÇÕES, GERANDO LAZER E SEGURANÇA PARA O USO DOS PEDESTRES, MORADORES E REDUÇÃO DE BARULHO NAS HORAS DE DESCANSO FAMILIAR, NO SENTIDO NORTE-SUL, LAJES PASSARÃO SOBRE A AV. MARQUES DE SÃO VICENTE A FIM DE LIGAR E DAR CONTINUIDADE AOS CALÇADÕES, ALÉM DE SERVIR COMO PASSARELA PARA O CANTEIRO CENTRAL AONDE ESTÃO OS PONTOS DE ÔNIBUS DESTE CORREDOR.SOBRE ESTAS LAJES O USO PARCIAL DE COMERCIO SERÁ PERMITIDO.
NO EXTREMO SUL, JUNTO A FERROVIA, FICARÁ UMA GRANDE ÁREA VERDE DESTINADA A PRÁTICA DE ESPORTES, PICNIC, COM CONSTRUÇÃO DE APOIO E NO EXTREMO NORTE JUNTO A NOVA ÁREA DE CONCESSÃO AO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, UMA ÁREA DESTINADA A FUTURA IMPLANTAÇÃO DE ESTAÇÃO INTERMODAL LOCAL COM ACESSO À MARGEM DO RIO TIÊTE , CASO HAJA ALGUMA LINHA FÉRREA COMO A EXEMPLO DO RIO PINHEIROS E PARA QUANDO O RIO SE TORNAR NAVEGAVEL.
NAS EXTREMIDADES LESTE E OESTE SERÃO IMPLANTADAS QUADRAS COM LOTES PARA RESIDENCIAS UNIFAMILIARES DE TÉRREO MAIS UM PAVIMENTO, COM ÁREA LIVRE DE 30% DO LOTE PODENDO APENAS ANEXAR E NUNCA DESMEMBRAR. JUNTO COM OS LOTES, NA EXTREMIDADE OESTE, FICARÁ A NOVA ÁREA DE CONCESSÃO AO PALMEIRAS FUTEBOL CLUBE.
A APROXIMADAMENTE 8,00 metros DE ALTURA, ACOMPANHANDO O FORMATO DE SEMI-CÍRCULO DA ÁREA COMERCIAL/SERVIÇO DO TÉRREO, FICA A LAJE DE LAZER E CONVIVÊNCIA PRIVATIVA DAS TORRES RESIDENCIAIS E DE ESCRITÓRIOS. NESTAS LAJES, ÁREAS DE ESPORTE E REUNIÕES SOCIAIS SERÃO LIGADAS POR PONTES QUE UNEM OS SEMI_CÍRCULOS SOBRE O ARRUAMENTO PÚBLICO E CALÇADÃO MENCIONADOS ANTERIORMENTE. COM ISSO A SEPARAÇÃO DO PÚBLICO E DO PRIVADO SE DARÁ PELA DIFERENÇA DE NÍVEIS COM O MÍNIMO DE OBSTÁCULOS.
AS TORRES DE HABITAÇÃO, ESCRITÓRIOS E HOTEIS PARTIRÃO DO MESMO PRINCIPIO AONDE O ESPAÇO NÃO É DECORRENTE DE SUA FUNÇÃO NO TEMPO EM QUE SE APRESENTA, MAS É O PRÓPRIO TEMPO EM MUTAÇÃO QUE ALGUMAS VEZES SE CONGELA POR ALGUNS USOS, COMO NO EXEMPLO DESTA PROPOSTA.
ESTA IDÉIA SE MATERIALIZA COM A CRIAÇÃO DE LAJES PLANAS COMO TERRENOS. TORRES EXTERNAS COM ELEVADORES, ESCADAS E ABASTECIMENTO DE ÁGUA, LUZ, GÁS, TELEFONE E ESGOTO SERÃO LIGADOS ÀS “LAJES TERRENOS” POR PONTES. SOB PISO ELEVADO, O ABASTECIMENTO VINDO DAS TORRES EXTERNAS, DIVERSIFICARÁ O RESULTADO DA OCUPAÇÃO E RESPONDERÁ AOS DESEJOS INDIVIDUAIS À QUE UM AVERDADEIRA PLANTA LIVRE FOI CONCEBIDA. DESTA FOMA ESTAREMOS TRATANDO HONESTAMENTE NOSSOS ESPAÇOS E NOSSAS PESSOAS, JÁ QUE HOJE, A PÉSSIMA QUALIDADE DOS ESPAÇOS COMERCIALIZADOS PARA HABITAÇÃO E TRABALHO, FORÇAM ÀS OBRAS DE MELHORIA E EXPANSÃO DE CUBICULOS.
ESTAS LAJES DEVERÃO SER TRATADAS COMO TERRENOS, AONDE O INCENTIVO À ÁREAS LIVRES PARA O PLANTIO, CARACTERIZARÃO A NOVA OCUPAÇÃO; QUE PODERÁ SER COMERCIALIZADA EM SUA ÁREA TOTAL OU FRACIONADA EM ÁREAS DE NO MÍNIMO 265,00m2 POR PROPRIETÁRIO AONDE 15% DEVERÁ SER DESTINADOA ÁREA LIVRE ( VEGETAÇÃO ) ACIMA MENCIONADA.
O FECHAMENTO EXTERNO SERÁ FEITO POR ELEMENTOS DE PROTEÇÃO E CAPTAÇÃO SOLAR, MÓVEIS E HOMOGÊNEOS , A FIM DE NÃO GERAR POLUIÇÃO VISUAL DEVIDO A POSSIVEL DIVERSIDADE DE OCUPAÇÃO INTERNA.
NA ÁREA RESERVADA PARA FUTURA ESTAÇÃO DE LIGAÇÃO COM O AEROPORTO DE GUARULHOS SERÃO CONTRUIDOS HOTEIS COM COMERCIO E SERVIÇO EM SEU TÉRREO JUNTO COM A ÁREA DE EMBARQUE E DESEMBARQUE. UMA PONTE SOBRE A LINHA FÉRREA EXISTENTE CONDUZ OS NOVOS VISITANTES AO TEATRO DO BAIRRO NOVO, PARA QUE TENHAM CONTATO COM A NOSSA ARTE E CULTURA E DEPOIS IRÃO INTERAGIR COM O POVO NOS CALÇADÕES.
AS HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL SERÃO IMPLANTADAS JUNTO À AV. MARQUES DE SÃO VICENTE PARA QUE A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA ESTEJA PRÓXIMA AO CORREDOR DE ÔNIBUS EXISTENTE.
OS PRÉDIOS TERÃO 4 PAVIMENTOS MAIS TÉRREO LIVRE PARA CONVIVÊNCIA E/OU ESTACIONAMENTO . OS APARTAMENTOS TERÃO 45,00m2 CONSTRUIDO CADA COM LIGAÇÃO VERTICAL POR MEIO DE ESCADAS. DENTRO DOS APARTAMENTOS , AS PLANTAS SERÃO MODULADAS POR PAINEIS MOVEIS AONDE APENAS O SANITÁRIO, COZINHA E OS ARMÁRIOS ESTARIAM PERFILADOS E FIXOS, LUGAR ESTE ONDE OS PAINÉIS SERÃO GUARDADOS. NO LADO DE FORA, UM PEDAÇO DE LAJE LIGADO AO INTERIOR POSSIBILITA O RECREIO FAMILIAR. ESTAS LAJES SERÃO ALTERNADAS ENTRE OS PAVIMENTOS DE MODO QUE AS MESMAS FIQUEM DESCOBERTAS, ABSORVENDO A LUZ NATURAL.
UM DOS PONTOS IMPORTANTES DESTA PROPOSTA É DE UTULIZAR AS ÁREAS SOB OS VIADUTOS PARA ACOLHER OS MENDIGOS QUE LÁ HOJE PROCURAM ABRIGO, ASSUMINDO E TRATANDO UMA REALIDADE CONSOLIDADA.
ESTE ESPAÇO TERÁ UM PEQUENO NÚCLEO DE SANITÁRIOS E GERENCIAMENTO, ALÉM DE PEQUENOS E INDIVIDUAIS CASULOS SOBREPOSTOS E LIGADOS POR RAMPAS COM A FINALIDADE DE DORMITÓRIOS. EXTERNAMENTE O ESPAÇO SERÁ REVESTIDO DE FORMA A VALORIZAR A SUA IMPORTÂNCIA.
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